JUSTIFICATIVA:


Nascido em São Bernardo do Campo-SP, no ano de 1987, Antônio Paulo Figueiredo Soares, mais conhecido como Paulinho Soares, é boxeador profissional há 10 anos e reside em Sorocaba.

Apesar de ter nascido na região do ABC paulista, uma semana depois de seu nascimento, Paulinho voltou com sua família para Guanumbi -BA e veio para Sorocaba quando ainda tinha dois anos de idade. Iniciou suas aulas de boxe em 2012 com ex-atleta olímpico e medalhista dos jogos pan-americanos, Lucas França.

Mesmo com poucos treinos de boxe, Paulinho já estava determinado a competir e fez sua estreia amadora no ano de 2013, no torneio “Forja de Campeões”.

No boxe olímpico, Paulinho conquistou seu primeiro título no torneio “Estímulo Kid Jofre” e colecionou um cartel de 30 lutas e 29 vitórias na carreira.

Em 2015, através de seu treinador Lucas França, recebeu um convite de ir até Salvador-BA para treinar com a lenda do boxe, Acelino de Freitas, o Popó.

Atuando como sparring do sobrinho de Popó, o pugilista Vitor Jones Freitas, Paulinho foi convidado para estrear como profissional e em menos de dois minutos, nocauteou seu primeiro adversário.

Como profissional Paulinho foi treinado por Luiz Cláudio Freitas (irmão de Popó). Atualmente, seu treinador é o cubano Paco Garcia, com quem já havia treinado em 2014, quando fez uma passagem pela Sociedade Esportiva Palmeiras para treinar boxe olímpico.

Em 2017, conquistou o título brasileiro na categoria super pena pelo Conselho Nacional de Boxe (CNB). Já em 2019 foi campeão latino na mesma categoria pelo World Boxing Council (WBC) e mais tarde unificou o título latino pela World Boxing Organization (WBO), chegando ao ranking na oitava posição do mundo em sua categoria.

Hoje, Paulinho, além de lutador profissional de boxe, também atua como treinador da modalidade com atletas amadores e profissionais, inclusive, participando de eventos como o UFC (Ultimate Fighting Championship).

Paulinho possui um Centro de Treinamento de Boxe no bairro Quintais do Imperador há dois anos e realiza ações sociais voltadas ao esporte e às pessoas em vulnerabilidade socioeconômica.